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Plano de Negócios

Para a maioria dos empreendedores, a elaboração do plano de negócios tem como principal objetivo a apresentação do empreendimento a possíveis futuros parceiros comerciais como sócios, incubadoras e investidores, além de servir como um guia para os proprietários abrirem um novo empreendimento.

Questões como:

  • Quem é o comprador de meu produto?
  • É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável?
  • Meu projeto é lucrativo?

E inúmeras outras questões a serem analisadas, são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas tem boas chances de gerar conhecimento para o empreendedor, diminuindo incertezas e conseqüentemente os riscos para o empreendedor

Por que fazer um Plano de Negócios?

Por inúmeros motivos, mas um é fundamental:

  • O Plano de Negócios é uma forma de diminuir os riscos. É um documento aonde os erros saem muito mais baratos. Dessa maneira o empreendedor estuda a viabilidade de um produto ou serviço sob todos os aspectos: - É o negócio que sonhei? Vale a pena?

Terminado, o Plano de Negócios pode indicar novos caminhos e até mesmo a desistência do projeto ou da ideia. E também é uma maneira objetiva e clara para você conversar com os futuros interessados: investidores,sócios, empregados, bancos, contadores, agências governamentais de financiamento etc..

O Plano de Negócio é uma ferramenta aceita e utilizada em todo o mundo por grandes e pequenas organizações.

E ele é dinâmico, um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na obtenção dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.

Ele possui várias aplicações estratégicas e operacionais tais como:

  • Testar a viabilidade de um conceito de negócio.
  • Orientar o desenvolvimento das operações e estratégias.
  • Captar recursos financeiros.
  • Negociar a empresa.
  • Transmitir credibilidade.
  • Desenvolver a equipe de gestão.
  • Comunicar com o público interno.
  • Comunicar com a sociedade em geral, clientes, fornecedores, governo, instituições financeiras e concorrentes.
  • Alavancar e prospectar novos negócios.